top of page

Alien – Teorias e dúvidas sobre o universo dos filmes

Foto do escritor: Odilon JúniorOdilon Júnior
Alien - Teorias

Como sabemos, Alien ganhou grande destaque pela sua trilogia principal, um quarto filme muito viajado, e agora reconquista o público com “Prometheus” e “Covenant”, filmes que contam acontecimentos antes de “Alien – o oitavo passageiro”... mas não explicam tudo. Ainda.

Vamos fazer um pequeno resumo, sem detalhar demais assuntos desnecessários para essa teoria, como sobreviventes de cada filme, e ir palpitando:


Prometheus:

Alien - Prometheus

Em Prometheus, no ano de 2093, Dra. Shaw e o Dr. Holloway viajam, junto de mais alguns tripulantes e um sintético, até um sistema planetário para descobrir a origem dos “Engenheiros”, os criadores da raça humana. Os doutores encontraram símbolos idênticos em diversas figuras rupestres de civilizações antigas, separadas por milhares de anos, que sugerem a existência desses seres. Com isso conseguiram o patrocínio de um milionário para essa expedição. Essa expedição ocorre em um sistema planetário com 6 planetas e 1 sol. Um desses planetas lembra Saturno, e possuí uma lua a LV_223.

Porque essa descrição do sistema planetário? Para tentar nos situar na galáxia e entender os filmes.

David, o sintético excêntrico, faz parte da missão e, no desejo de ser ele um criador, infecta o Dr. Holloway com um parasita encontrado no planeta LV_223. Esses parasitas estão dentro de frascos, potes.

Até aqui ainda não sabemos o que é esse parasita, mas sabemos que ele mata.

Holloway e Shaw tem relação sexual após o contágio e o vírus sofre uma mutação no corpo dos dois: Holloway sucumbe e é morto para não infectar os demais integrantes da nave; Shaw engravida, mesmo sendo impossível para sua condição, e começa a gerar um novo parasita.

Aqui também percebemos formas diferentes do vírus agir, vamos chamar o vírus de "Esporos de Guerra" - nome referência a forma como o vírus é usado: 1- Algumas larvas entraram em contato com o vírus, o que fez mutação nesses hospedeiro, aumentando seu tamanho e deixando-as mais agressivas. 2 -O vírus infectou um geologista e esse se tornou um morto-vivo e foi atrás dos outros integrantes da nave.
Podemos concluir que os Esporos de Guerras levam as memórias recentes do hospedeiro em conta: 1 - O geólogo sabia da existência de mais pessoas em uma nave e sabia a localização delas; 2 - Os doutores tiveram relação sexual e o vírus se adaptou ao ato para gerar uma nova forma; 2 - E as larvas evoluíram para seres maiores, já que passaram anos em um cenário maior e sem comida.

A doutora Shaw consegue retirar de seu corpo o parasita através de uma cirurgia no abdome e percebemos que o parasita evoluiu para um tipo de “polvo”, com 4 patas - Octopus Facehuger.

Após uma série de acontecimentos, a Dra. é perseguida pelo único engenheiro sobrevivente e ele é atacado pelo “Polvo” - Octopus Facehuger (que cresceu bastante). O polvo abriga um novo parasita no engenheiro e vemos, ao fim do filme, um xenomorfo diferente, o Proto-Xenomorfo – ele tem aspecto diferente, me lembrou um raptor, mas a descrição dele diz:

É também chamado de "Deacon" (Diácono). Tem um designer mais rústico; sua cabeça é parecida com a barbatana de um tubarão e a boca interna é apenas um par de mandíbulas que se projetam. Segundo a cronologia dos filmes, foi um dos primeiros aliens a surgir.

Dra Shaw foge e encontra David. Eles viajam para o planeta natal dos Engenheiros através de uma nave alienígena, de formato circular, com o intuito de saber o porquê de que eles queriam matar os humanos (durante o filme eles descobrem isso).

E fim:

Não temos mais a aparição das larvas e do Proto-Xenomorfo.


Covenant:

Alien - Covenant

Em Covenant, um grupo parte para Origae-6 para colonizar o planeta que está em terraformação, ou seja, propício a vida humana. Durante a viagem, Walter, o sintético que é idêntico a David de “Prometheus”, prepara a nave para recarregar as energias. As velas são atingidas por uma onda de impacto e se partem, há perca de vidas humanas.

Após o reparo, um dos tripulantes recebe uma mensagem de voz, alguém cantando uma música. Ou seja, há um humano onde não deveria haver humanos. Eles estão no setor 87, no ano de 2104, onde há um sol e 5 planetas, sendo um parecido com Saturno. Eles embarcam para o planeta 04. - Não é o parecido com Saturno.

O grupo vai investigar o planeta inabitado, apenas coberto por plantas. Descobrem que o sinal vem de uma nave alienígena. Dra Daniels encontra indícios de que Dra Shaw esteve ali.

Dois do grupo são infectados, Ledward volta para a nave, acompanhado pela geóloga, e outro homem retorna com o grupo. Ledward piora e um alienígena saí de suas costas. O vírus produziu um alien Xenomorfo albino com a cabeça diferente do Proto-Xenomorfo.

A nave explode após uma luta, mas esse alien foge, o outro infectado também sofre e produz um alien. A tripulação é atacada e, aparentemente, exterminam um dos aliens, até que um homem encapuzado aparece e salva o grupo.

O grupo vai até o esconderijo, a metrópole, e descobre tratar-se de David, o sintético de Prometheus. Descobrimos que esse planeta é o lar dos Engenheiros, planeta final do filme "Prometheus".

Aqui o alien albino reaparece, já grande, e mata uma mulher. David o encontra e acontece a cena “Deus e Criação”, antes que o capitão da nave matasse o alienígena.

David leva o capitão para uma caverna e lhe mostra alguns casulos de maniforme (Facehugger) – esses são aqueles bichos que parecem uma mão e se prendem ao rosto humano para introduzir a larva dos aliens. - O capitão é capturado e produz um Xenomorfo, bastante similar aos dos outros filmes clássicos da franquia.

Aqui, descobrimos que David conduziu pesquisas, forçando o “Esporo de guerra” a evoluir. Também descobrimos que ele causou a devastação do planeta, há 10 anos, liberando grande quantidade de “Esporo de Guerra” da nave. Percebemos que o vírus se agrupou em pequenos casulos e ficou inerte, após matar todos os animais.
Mas então, por que não houve mutação? Bom, o vírus foi solto em alta quantidade, com força o suficiente para dizimar a vida com facilidade. Podemos observar nos filmes que o Esporo de Guerra sente a necessidade de evoluir quando há mais hospedeiros do que vírus. Mas sim, houve mutação do vírus e David os usou para evoluir a espécie, até chegar ao maniforme (Facehugger) e o novo Xenomorfo dentro da caverna.

Continuando, o grupo, Daniel, Walter e um sargento conseguem fugir do Xenomorfo e voltam para a nave com a ajuda do piloto. O sargento foi atacado por um Maniforme (Facehugger) dentro da metrópole, levando para a nave um Xenomorfo que nasce, desenvolve, ataca e mata mais duas pessoas.

Daniels e o piloto conseguem expulsá-lo da nave e por fim, antes de entrar em sono criogênico, Daniels percebe que Walter é David. David mostrar que carrega consigo 2 ovos de maniforme (Facehugger) e os coloca junto com outros embriões humanos.

 

Alien – o oitavo passageiro:

Alien - o oitavo passageiro

Nesse filme, o grupo da Nostromo está no ano de 2122. Alguém cita Zeta II Reticulus, mas não sei se isso é localização referente a algum filme - isso fica bem vago em meio aos diálogos dos civis.

O grupo recebe um chamado e tenta decodificar, descem ao planeta e encontram uma nave alienígena circular. Ellen Ripley decodifica um pouco da mensagem e descobre ser um alerta, não um pedido de socorro. Um dos integrantes encontra um buraco, abaixo da sala de navegação da nave alienígena que leva a uma sala cheia de ovos, casulos de maniforme (Facehugger). Um o ataca e eles voltam para a nave, carregando um embrião.

O maniforme (Facehugger) se solta e o homem acorda, dando sequência a cena icônica do filme, onde o alien nasce de sua barriga. Eles caçam e no fim, apenas Ripley consegue exterminar o alien. Ellen descobre também que “Mãe” – IA que controla a nave - e o sintético estão atrás da criatura e tem ordens de capturá-lo e levá-lo para a terra. Ela vaga pelo espaço à espera de resgate após causar uma explosão em toda a nave.

Percebemos então que há um furo de 18 anos na história.
Como David conseguiu outra nave Circular e onde ele está? A nave encontrada, repleta de ovos, é alienígena e está em um planeta inabitado. Não há sinal de David, mas há rastros, porque os ovos são da criação dele.
É possível que ele tenha usado toda a tripulação para multiplicar seus aliens? Sim! Se tratando de David, sim.
De quem é o aviso? Será que Daniels conseguiu se safar das mãos de David e deixou um aviso para afastar pessoas?
Em que sistema solar estão?

 

Aliens - Alien, o resgate:

Alien o resgate

Esse filme se passa 57 anos após o primeiro, em 2179. Apenas para explicar algumas coisas:

Ellen Ripley tinha uma família, uma filha para ser mais exato, Amanda Ripley, personagem principal do jogo Alien Isolation. No jogo descobrimos que uma nave encontrou a caixa preta da Nostromo, no próprio planeta onde ocorre o primeiro filme. Amanda embarca na Torrens e vai até a estação espacial Sevastopol para descobrir mais. Lá ela enfrenta as ameaças da estação e os alienígenas “produzidos” pela Wayland-Yutani, a empresa responsável por todos os desastres, não é mesmo!? Aqui sabemos que os aliens são imunes a projeteis, sendo o lança chamas a melhor arma do jogo. O jogo se passa 15 anos após o desaparecimento de Ellen Ripley. Sevastopol está orbitando próximo ao gigante gasoso KG-348.

De volta ao resgate:

Ellen acordou, 57 anos depois de fugir da Nostromo, na estação Gateway. Ela enfrenta um “tribunal” que a culpa pela perca milionária da nave e a impede de pilotar uma nave. Pouco depois ela descobre que a LV-426 está habitada, possuí algumas famílias morando lá para “terraformar” o planeta e recebe a notícia que sua filha faleceu 2 anos antes – (Como? Não sabemos.). O planeta LV-426 é o planeta onde a Nostromo encontrou os ovos de Aliens.

Partindo com um grupo de oficiais para LV-426, lá Ellen descobre que uma família encontrou a nave alienígena e não encontra nenhum humano no local da colônia, onde deveria haver centenas de trabalhadores. Depois percebem que os humanos foram raptados e levados para um local próximo ao reator. Ela também descobre que há experimentos com os maniformes (Facehugger) feitos por cientistas.

Ripley encontra a rainha, destrói o ninho e voltam para nave. A rainha os segue o botam um ovo escondido na nave. Ripley vence a rainha e a joga no espaço, “salvando-os”. Fim do filme.

Ok, aqui vimos que há duas informações importantes: 1 - os Aliens não são tão resistentes, os tiros, tanto de revolveres quanto de fuzil podem matá-los. (Ainda bem, né!? Passei aperto no jogo). 2 - Há a aparição de uma fêmea, rainha dos aliens, que provavelmente evoluiu primeiro. Não há registros completos do que aconteceu ali, mas podemos observar que, havendo uma rainha, provavelmente David (cerca de cem anos atrás) produziu seus experimentos em hospedeiros que necessitavam e viviam com uma rainha, em uma colmeia.

 

Alien 3:


Alien 3

No infortúnio do universo Alien, um facehugger ataca Ellen Ripley e Newt, uma menina que sobreviveu no filme anterior, durante o sono criogênico, provocando um incêndio e fazendo com que a nave deles caísse no planeta Fiori 16 (Fiorina “Fury” 116) onde há uma colônia penal para prisioneiros de duplo Y. O ano é de 2179.

Hicks e Newt, dois dos sobreviventes do último filme, morrem na queda. Ellen é resgatada e levada a prisão. O facehugger se prende a uma vaca, criando uma variação do Xenomorfo que Ellen diz “se mover diferente”.

Corredor (Dog Alien/Runner): É um alien nascido de um cão hospedeiro (na versão alternativa seria um touro), conforme visto nesse filme. Anda sobre quatro patas e age igual a um Zangão.

Ellen, com a ajuda dos sobreviventes na colônia penal/fundição, encurralam o alien duas vezes, sendo na última a morte do alien.

Observamos que o Alien não ataca Ellen porque ela está carregando a rainha, uma parasita em seu ventre. Ou seja, Ellen foi violada durante seu sono criogênico.

Ripley se joga na fundição, eliminando-se e o parasita, impedindo que Weyland-Yutani fique com o alienígena. Murphy é o único sobrevivente do local e saí acompanhando dos cientista e militares que foram capturar/”resgatar” Ripley.

Esse seria o fim do Alien, mas...

 

Alien 4 – Resurrection:

Alien Resurrection

A nave de pesquisa médica USM Auriga, que se localiza no nosso sistema solar, próxima a terra, se apossa de uma amostra de sangue da Ripley e conseguem criar um clone de Ellen, chamando de Ripley 8. O ano é de 2379, 200 anos após a morte de Ellen. Após a clonagem, os cientistas retiram a rainha de Ellen e compram uma carga de pessoas em sono criogênico para formar um exército de aliens.

Descobrimos que Weyland-Yutani foi comprada pelo Wal-mart

Um dos cientistas diz que “não há nada assim em nenhum mundo” – ou seja, se referindo ao Xenomorfo, não há mais ovos ou seres... (Duvido. David não deixaria seu legado morrer tão facilmente).

A rainha recebeu de Ellen um útero, então ela parou de botar ovos e passou produzir um novo alien em seu ventre. Dando origem a uma nova forma, mais forte, que reconheceu Ellen, e não a rainha, como mãe. Vou chama-lo de Xenomorfo H* (Humano), mas não haverá mais menções dele. (morreu ‘cabou’).

*Ultramorfo (Destroyer): É um alien nascido de um Engenheiro e um Abraçador clássico, ele é 15 vezes maior que um alien comum e possui olhos, uma característica que muitas espécies de Xenomorfos não tem.

Com dificuldade, Ellen o mata. A estação espacial se choca contra terra e explode, e a Ripley sobrevive, com uma android ‘Stranger Things’ e mais 2 humanos.

Presumimos que o impacto acabou com todos os ovos e aliens na estação USM Auriga. Deixando apenas Ellen como a última...

 

Agora vamos conversar mais.

David, onde ele está?

Entre o filme Covenant e Alien, O oitavo passageiro, sabemos que há a necessidade de uma história que explique os pontos que falei:

  • Como David conseguiu outra nave Alienígena e a deixou em LV-426?

  • Sobre a quantidade de ovos na nave Alienígena, podemos ter certeza que David conduziu experimentos com os colonos da Covenant, que, provavelmente não chegou a Origae-6.

  • Será que foi Daniels que criou o alerta para que a Nostromo não se aproximasse? Se sim, será que ela conseguiu destruir David? Onde Daniels estaria?

Bishop diz a Ellen que Wayland Yutani sabe tudo o que acontece nas naves. Sabiam do Xenomorfo antes mesmo de ele infectar um membro da Nostromo. Mas não há ainda menção disso nos novos filmes. David já alcançou um nível de evolução do Xenomorfo, mas não “divulgou”. Entretanto, no jogo “Isolate”, a empresa sabe do Alien, mas não sabe onde encontrá-lo. Essa informação só é passada por Ripley 57 anos depois.

No segundo filme, O resgate, sabemos que a explosão ocorreu no reator da colônia e o impacto pode alcançar 40km. Não sabemos a posição real da nave dos alienígenas, mas podemos concluir que ainda há ovos lá. Por que então a empresa não explorou esse ponto?


Algumas referência de nomes foram tiradas de uma página na internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xenomorfo


Conta pra mim ,o que achou desses filmes e dessa teoria?

Comments


bottom of page